← Back to portfolio

Mulheres inspiradoras na Fisioterapia

Apesar das incessantes mudanças nos padrões da sociedade, ainda é fato de que grande parte das carreiras profissionais é majoritariamente dominada por homens. Infelizmente, isso não é muito diferente no ramo da fisioterapia. Assim, neste Dia Internacional da Mulher, gostaríamos de exaltar mulheres inovadoras e determinadas que ajudam, a cada dia, a aprimorar a profissão de fisioterapeuta e a tornar o âmbito dessa carreira mais igualitário.

Em pleno “país do futebol”, poucas mulheres conseguem direcionar o seu cargo de fisioterapeuta para os esportes. Isso acontece pelo motivo de que há um tabu em torno da “masculinidade” presente nessa área. O preconceito não impediu Vanessa Machado de seguir seu sonho e se tornar a primeira fisioterapeuta mulher a trabalhar com o futebol no estado de Alagoas – “Sofri com o preconceito por parte de algumas pessoas mais machistas, mas adquiri o respeito dos atletas. Alguns jornalistas e radialistas abraçaram a causa, reconheceram meu trabalho e divulgaram que eu fui a primeira fisioterapeuta mulher a trabalhar em um time de Alagoas. Já trabalhei em outros times e luto diariamente para vencer o preconceito.” – afirmou a fisioterapeuta em entrevista ao Guia do Estudante.

Carla Folly, professora do Estúdio Delune, também é um exemplo de determinação feminina na carreira da fisioterapia. Carla enxerga o movimento a partir de um olhar além do convencional, analisando o paciente como um todo e não como partes fragmentadas. Dessa maneira, Carla leva a sua missão e consegue lidar com todas as fases da lesão de cada paciente através da Reabilitação Morfofuncional.

Assim, percebe-se que, embora existam gritantes desigualdades entre gêneros na esfera de trabalho, há muitas mulheres empreendedoras e determinadas nesta área.

Link da publicação: http://delune.com.br/mulheres-...