← Back to portfolio

Morfofuncionalidade e sua visão sobre saúde

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Saúde e não poderíamos deixar de lhe explicar como a Morfofuncionalidade aborda essa questão.

De acordo com a compreensão pedagógica aprendida nas escolas e universidades, o modelo anatômico estuda o organismo vivo através de partes, o que não condiz com a realidade observada na prática. Esse modelo tradicional, de certa forma, facilita o estudo, porém treina o profissional a visualizar o ser de forma equivocada.

A Morfofuncionalidade, por sua vez, tem uma visão diferenciada a respeito do funcionamento humano. Alinhando os conceitos teóricos e práticos, compreendemos que não somos constituídos por partes e tampouco pela união delas. Nosso principal ponto de vista é unificar o humano em apenas uma unidade Morfofuncional, na qual todo o processo social e cultural, meio ambiente em que vive e qualidade nutricional interferem em seu desenvolvimento, sua transformação e saúde.

Enquanto o método tradicional foca em estudar as diferentes doenças e suas formas de atuação para combatê-las, a Morfofuncionalidade tem como referência o indivíduo saudável e procura entender quais movimentos são primordiais para a nossa construção e quais seriam as consequências de suas perdas.

O primeiro modelo limita a atuação do profissional por sempre buscar proteger o paciente, o que resulta em privá-los dos movimentos primordiais à sua saúde.

Para saber mais sobre esse e outros conceitos da Reabilitação Morfofuncional, não perca as oportunidades de aprender com o Estúdio Delune. Nos dias 9 e 10 de junho, estaremos em São Paulo para realizar mais um Workshop sobre o tema!

Link da publicação: http://delune.com.br/morfofunc...