← Back to portfolio

Blog: Por que você deveria se preocupar com o ENEM antes mesmo do Ensino Médio?

Aulas integrais, exercícios para fazer em casa, testes, trabalhos em grupo… A gente sabe que a vida do jovem no Ensino Médio é bem difícil e tumultuada. E, para completar, essa etapa ainda é marcada por mais um grande desafio: o ENEM.

Muito se fala sobre a importância do Exame Nacional do Ensino Médio e os inúmeros motivos para realizá-lo. Entretanto, um dos maiores erros cometidos pela maioria dos colégios é debater esse tema apenas quando o aluno chega na terceira série do Ensino Médio.

Sabe-se que o exame nada mais é do que um compilado de todos os assuntos abordados durante os três anos desse segmento da educação. Com isso, é muito importante fixar os conteúdos e se preparar desde a primeira série, visto que mais adiante todos eles serão cobrados na prova.

Assim, um aluno que tem a consciência da relevância do ENEM e se prepara desde o começo do Ensino Médio está muito mais à frente do que o estudante que começa a focar apenas no último ano.

A escola, por sua vez, tem um papel crucial nesse desenvolvimento. Ao aplicar práticas de preparo para o exame desde sempre, como a realização de simulados, utilização de plataformas adaptativas e incentivar o aluno a refazer exercícios de provas anteriores, ela está dando o auxílio que ele precisa para se destacar entre os demais candidatos da prova e trilhar sua jornada de sucesso.

Além disso, vale ressaltar que o preparo psicológico também se torna um grande parceiro do aluno nesse momento. Caso seja desenvolvida desde o Ensino Fundamental, a saúde emocional fará com que o estudante esteja confiante na hora da realização do exame, garantindo ganhos futuros e permitindo que ele supere seus desafios com competência. Para isso, é fundamental que, tanto a escola quanto os responsáveis, implementem atividades que fortaleçam e estimulem o emocional desde a infância.