← Back to portfolio

Blog: Entenda de uma vez por todas o que é BNCC

Nos últimos tempos, um assunto que tem se tornado bastante recorrente entre pais e profissionais da área da educação é a implementação obrigatória da BNCC nas escolas a partir do próximo ano. Mas, afinal, você sabe o que isso significa? Fica tranquilo, pois iremos te explicar tudo!

  • O que é a BNCC?

A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, representa o conjunto de conhecimentos que todos os alunos têm o direito de aprender. Desse modo, ela se torna o fio condutor de todas as áreas de aprendizagem que devem ser assimiladas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Após várias versões e a colaboração de várias entidades (representativas dos diferentes segmentos da educação nas esferas federal, estadual e municipal), das universidades, instituições do terceiro setor, escolas, professores e especialistas do ramo, a última versão do documento foi homologada em 2017 pelo MEC (Ministério da Educação).

  • Quais são os objetivos da BNCC?

Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, o principal objetivo da BNCC é fazer com que todos os estudantes do país desenvolvam competências, conhecimentos e habilidades que os formem completamente como cidadãos. Desse modo, a Base colabora para a construção de um ensino voltado para a formação humana integral e para a solidificação de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

  • O que a BNCC traz de significativo?

Por ser um documento obrigatório, a Base representará uma língua comum da educação, o que irá promover a redução das desigualdades educacionais observadas entre regiões e instituições de ensino, bem como se tornará uma referência para que se possa trabalhar de forma coletiva.

Além disso, ela prevê quais conteúdos são relevantes para cada turma, modalidade e instituição. Para essa última, leva-se em consideração a cultura local e a região na qual o colégio se encontra.

A BNCC é baseada em 10 competências essenciais que todo aluno brasileiro tem direito de desenvolver. São elas: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; e, por fim, Responsabilidade e Cidadania.

  • O que muda com a implementação da BNCC?

De maneira geral, a BNCC irá reforçar o desenvolvimento das competências citadas acima, bem como intensificará o protagonismo do aluno. Isto é, além dos conhecimentos transmitidos pelo professor, os alunos também terão a oportunidade de compartilhar seus aprendizados da vida.

Para que o seu objetivo seja cumprido, a BNCC também propõe a maior inserção da tecnologia nas metodologias de ensino, fazendo com que os alunos estejam cada vez mais conectados com o futuro.

Além disso, a forma de avaliação será feita de maneira mais global, integral e contextualizada, levando em consideração outros pontos além do aprendizado das matérias cognitivas.

Por fim, é de extrema importância que o material didático utilizado pela escola esteja de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

O X, por estar sempre atento às exigências da área educacional, já vem utilizando e se baseando na metodologia elaborada pela BNCC desde o início de 2019, o que facilitou a adaptação ao novo sistema e familiaridade com a proposta.