← Back to portfolio

Blog: Como a escola pode estimular as habilidades socioemocionais em crianças de até 5 anos?

Enquanto o ensino tradicional continua investindo apenas nas competências puramente cognitivas (matérias obrigatórias da grade curricular), o mundo já exige que o jovem seja protagonista do seu próprio desenvolvimento. Uma das formas de fazer com que esse desenvolvimento seja completo é investir nas habilidades socioemocionais desde a infância. Mas você sabe o que são essas habilidades?

As habilidades socioemocionais são competências que podem ser aprendidas, praticadas e ensinadas ao longo da vida. Elas consistem em atividades e práticas que promovem o controle das emoções, o alcance de objetivos, o desenvolvimento da empatia, as tomadas de decisões de forma responsável, o estímulo ao convívio com pessoas diferentes, entre outras.

Sua importância se dá pelo fato de fazer com que o indivíduo se desenvolva totalmente em diversos quesitos da vida, sofrendo um processo de formação integral. Vale ressaltar, também, que o estímulo a essas habilidades não se opõe ao ensino dos conteúdos curriculares tradicionais. Pelo contrário, ambos caminham juntos e são fundamentais para a aprendizagem do aluno.

Sabendo de toda complexidade que é o ser humano, o desenvolvimento das competências socioemocionais pode ser incorporado nas escolas por meio de estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes. No X, por exemplo, oferecemos a aula de LIV (Laboratório de Inteligência de Vida), a qual ocorre uma vez por semana.

Nessa aula, os alunos podem refletir, debater, escutar, investigar e questionar, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”. O material é feito a partir de um planejamento pedagógico estruturado, tendo a preocupação de dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, pensando nas particularidades de cada faixa etária.

Assim, é possível promover o trabalho em equipe, melhorar o desempenho acadêmico, encorajar o convívio com a diferença, reduzir a ansiedade, prevenir o bullying, auxiliar na superação de desafios e o mais importante: prepará-lo totalmente para o futuro. Tudo isso unindo a educação com a diversão.