← Back to portfolio

Blog: 5 coisas que podem melhorar o rendimento escolar de seu filho

Em um mundo repleto de informação e inúmeras coisas acontecendo ao mesmo tempo, nós sabemos o quanto é difícil fazer com que o aluno mantenha o foco nos estudos e adquira um bom rendimento acadêmico. Isso tem se tornado um problema geral e percebe-se que, cada vez mais, está relacionado tanto à rotina escolar quanto à rotina familiar e social da criança.

Sabendo que essa dificuldade atinge várias famílias, selecionamos algumas sugestões de possíveis coisas simples que podem reverter esse quadro. Confira:

1). Esteja aberto ao diálogo:

Uma das formas de entender o que se passa na cabeça de seu filho é através da conversa. Muitas das vezes, só assim descobrimos se existe algo errado acontecendo. Converse bastante, fale sobre sentimentos, faça com que ele compreenda o que está sentindo e, principalmente, esteja aberto para escutá-lo sem julgamentos.

2. Mantenha uma boa relação com o colégio:

É muito importante estar por dentro do que acontece no colégio do seu filho. Por isso, além de comparecer às reuniões escolares, mantenha uma boa relação com o mesmo. Isso implica em participar de eventos, estar de olho nas redes sociais e nas novidades e estabelecer um contato contínuo. Desse modo, você consegue participar das atividades com mais assiduidade e aumenta o engajamento da criança, fazendo com que ela se torne mais participativa.

3. Evite o excesso de cobranças:

Sabemos que, algumas vezes, cobranças são inevitáveis. Mas é importante ressaltar que o excesso delas pode afetar diretamente a autoestima da criança, aumentando sua insegurança. Assim, uma maneira de contrabalançar essa situação é elogiar sempre as conquistas de seu filho enquanto aluno. Lembrando que, nesse caso, o que deve ser elogiado é seu esforço e não seus resultados.

4. Utilize a tecnologia a seu favor:

Nos dias de hoje, a criança já nasce familiarizada com a tecnologia. Nada mais justo que usar isso a seu favor, né? Por unir diversão e estudos, jogos educativos e atividades interativas em plataformas digitais podem fazer com que seu filho preste mais atenção no conteúdo.

5. Organize o ambiente físico:

O espaço físico onde seu filho estuda contribui bastante para sua concentração. Nesse sentido, uma das formas de fazer com que ele mantenha o foco nos estudos é analisar se esse ambiente está adequado, confortável, organizado e iluminado.

Agora que você já sabe como pequenas mudanças na rotina podem ser cruciais para a evolução do desempenho acadêmico de seu filho, você pode aplicá-las desde já. Baixe nosso infográfico gratuito com dicas de pequenas ações diárias e comece a botá-las em prática agora mesmo.