← Back to portfolio

A verdade que ninguém contou a você sobre a dificuldade de atrair pacientes

É comum encontrar profissionais formados na área da saúde passando pelo mesmo questionamento: por que não consigo atrair pacientes para o meu consultório?

As causas podem ser diversas, desde mercado competitivo a divulgação deficiente do próprio serviço. Mas, essa frequente reflexão pode ser justamente o ponto de virada que irá te ajudar a conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Entenda:

– Como o meu paciente é recebido?

Em primeiro lugar, é necessário compreender de que forma o seu paciente passa pela experiência do serviço que você está prestando. Coloque-se no lugar dele e observe como ele vivencia cada etapa do processo.

Por exemplo, quando meu paciente quer marcar uma consulta, ele encontra com facilidade o contato do meu consultório na Internet? Eu possuo um site e uma página no Facebook com informações atualizadas? Ao ligar para fazer o agendamento, ele é bem atendido? Meu funcionário que o atenderá, está treinado para passar informações sobre convênios, cancelamentos, datas, com cortesia? E, ao chegar no consultório, ele encontra uma boa infraestrutura? Banheiro, água, revistas novas, ambiente refrigerado?

Podem parecer pequenos detalhes, mas, juntos, ajudam a definir a qualidade do serviço prestado e se tornam fatores para que seus pacientes fiquem propensos a retornar ao consultório.

– Como o meu aprimoramento influencia na hora de atrair pacientes?

Mesmo que manter o consultório em ordem e uma boa divulgação na internet sejam fatores importantes, é preciso considerar que o paciente ainda terá uma gama de profissionais que atendam a esses critérios, dentro do mercado competitivo. Desse modo, uma outra forma de atrair pacientes é buscando aprimorar seus conhecimentos.

Muitas vezes, pacientes sentem maior confiança quando percebem que estão sendo tratados por alguém que conhece o assunto em maior profundidade, do que por quem sabe “um pouco de tudo”. Sendo assim, escolher uma área para se aprimorar torna-se um diferencial para atrair e mesmo fidelizar pacientes.

Por fim, busque pautar sua atuação profissional estando atento às tendências da área. No campo da saúde, é possível perceber que as pessoas vêm buscando um estilo de vida mais saudável, há maior preocupação com alimentação, exercícios físicos, com o corpo e a visão de que ele funciona com todas as suas partes integradas, com evitar lesões e dores, entre outros. Não esqueça de se atualizar constantemente.

Boa sorte em sua jornada!

Link da publicação: http://ibo-osteopatia.com.br/b...