← Back to portfolio

A Osteopatia é um mercado promissor a ser explorado

Atualmente, menos de 200 profissionais estão inscritos no Registro Brasileiro dos Osteopatas (RBrO). Já a busca por atendimentos em Osteopatia tem crescido de forma exponencial. A cada ano, mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo buscam a Osteopatia como forma alternativa de tratamento.

Ensinada no Brasil há mais de 30 anos, a prática da Osteopatia não é uma novidade por aqui, mas ainda está em fase de crescimento e com um futuro promissor. A “cultura do bem-estar”, em alta nos dias atuais, amplia a busca por serviços relacionados a cuidados com saúde e qualidade de vida. Esse cenário abre grandes oportunidades para novas formas de tratamento e prevenção, como a Osteopatia.

Mas para tornar-se referência nesse novo e promissor mercado, é importante buscar formação adequada. O Registro Brasileiro dos Osteopatas segue diretrizes estabelecidas em órgãos semelhantes de países como Inglaterra, França, Estados Unidos, Bélgica, Nova Zelândia e Austrália, o R.Br.O. e tem como um de seus principais objetivos registrar como Osteopatas D.O. os profissionais assim considerados.

Os profissionais que solicitarem a inscrição no Registro Brasileiro dos Osteopatas comprometem-se a respeitar o Código de Deontologia dos Osteopatas do Brasil e devem apresentar:

  • Diploma de Osteopata D.O. emitido por instituição brasileira de ensino que atenda aos critérios acadêmicos do Registro Brasileiro dos Osteopatas (defesa de tese aprovada por júri internacional composto por Osteopatas D.O. inscritos nos Registros dos países de sua formação),

ou

  • Diploma de Osteopata D.O. emitido por instituição credenciada de país onde a Osteopatia é regulamentada oficialmente, devendo os exames para a obtenção da graduação corresponder aos critérios acadêmicos do Registro Brasileiro dos Osteopatas (defesa de tese aprovada por júri internacional composto por Osteopatas D.O. inscritos nos Registros dos países de sua formação)

ou

  • Diploma de Osteopata D.O. emitido por instituição de ensino credenciada de país onde a Osteopatia não é regulamentada, desde que existam acordos de equivalência ou de reciprocidade entre o Registro Brasileiro dos Osteopatas e o Registro do país da graduação.

Entende-se por instituição credenciada a que:

  • oferece formação integral (graduação) em Osteopatia ou formação osteopática (teoria/prática/estágio clínico), posterior ao curso universitário;
  • tem como responsável acadêmico um Osteopata D.O. membro do Registro do país onde seu título foi emitido;
  • tem como professores das disciplinas osteopáticas específicas Osteopatas D.O. inscritos no Registro Brasileiro dos Osteopatas ou no Registro do país onde seu título foi emitido.

Link da publicação: http://ibo-osteopatia.com.br/b...