← Back to portfolio

A escola tem preparado o seu filho para o mercado de trabalho do futuro?

Cada vez mais, os bons colégios se destacam por oferecer uma formação completa para a vida dos estudantes, o que inclui a preparação adequada para o acesso ao mercado de trabalho. Afinal, há muito tempo já se sabe que uma boa escola não deve se restringir a ensinar somente os conteúdos teóricos, para que os alunos tenham um bom desempenho em provas. É preciso pensar a longo prazo!

Psicomotricidade

Por isso, a preparação do estudante deve começar cedo, ainda na infância, com o desenvolvimento de áreas fundamentais para impulsionar a aprendizagem escolar, como a psicomotricidade, que estimula as crianças a aprimorar pontos determinantes para a vida, entre elas, as habilidades corporais e motoras, a interação social e o fortalecimento de emoções.

Programa Bilíngue

Em uma sociedade ainda mais conectada, a oferta efetiva de uma segunda língua também é um diferencial considerável na preparação do estudante para o mercado de trabalho. Nesse quesito, para que o aluno tenha de fato uma experiência completa, é necessário que os pais e responsáveis avaliem a metodologia, abordagem e o material didático adotado pelo colégio.

Uma boa dica é observar se o ensino da língua estrangeira vai além da fluência do idioma e englobe, por exemplo, a construção da inteligência com atividades sensoriais e interativas, que estimulam o seu filho a pensar em inglês.

Tecnologias

O uso de tecnologias expande os horizontes em todas as áreas e, na educação, não é diferente. Presente em nosso cotidiano de diversas formas, o uso de ferramentas digitais tem se tornado imprescindível para complementar o aprendizado escolar.

Por esse motivo, observe se a metodologia de ensino da escola do seu filho já incorpora elementos tecnológicos, como aulas interativas; plataformas que oferecem bibliotecas de questões para simulados preparatórios para o Enem, Enade e vestibulares; games educativos para todos os níveis de ensino; e aplicativos que permitem ao estudante acompanhar as principais informações do colégio, acessar videoaulas e até conversar com outros alunos e professores.

Cursos livres

Os cursos livres ou cursos extracurriculares, aqueles oferecidos no contraturno do colégio, também se apresentam como uma opção importante para a preparação do estudante para o futuro. Isso porque essas atividades estimulam, entre outros aspectos, a lidar com novas funções e a exercitar o lado criativo, emocional e sensorial do aluno, além de reforçar a aplicação de conceitos coletivos essenciais para a vida adulta, como o trabalho em equipe e o tratamento das emoções. Desse modo, vale a pena conferir se a escola do seu filho oferece aulas extras como karatê, futsal, balé e até mesmo o curso de programação e robótica.