← Back to portfolio

6 cuidados para se ter ao escolher a formação em Osteopatia

Se você está cogitando iniciar seus estudos em osteopatia, precisa considerar uma série de fatores para escolher o aprimoramento profissional que melhor corresponda às suas expectativas de uma boa formação.

Selecionamos alguns cuidados para você fazer seu checklist na hora de escolher onde estudar osteopatia:

|Cuidados básicos|

1 – Critérios de reconhecimento

É importante verificar se o local onde você pretende estudar é reconhecido pelas instituições que normatizam a prática de osteopatia, como, por exemplo, o Registro Brasileiro de Osteopatas e a Osteopathic Internacional Alliance – OIA . Esse é um indicativo que demonstra a qualidade do ensino.

2- Conteúdo atualizado

Busque conhecer o conteúdo programático da formação em osteopatia, analise se estão atualizados e acompanham as tendências da área, nacionais e internacionais, e se possibilitam o seu aprendizado e desenvolvimento em teoria, pesquisa e prática.

|Cuidados intermediários|

3- Aplicação prática

Por falar em prática, é de suma importância que a prática osteopática seja estimulada e viabilizada durante a formação, afinal, a osteopatia é uma terapêutica com intenso trabalho manual, e precisa ser treinada desde o momento da aprendizagem.

No IBO, por exemplo, os alunos são encaminhados, a partir do segundo ano de formação, para os ambulatórios próprios, para realizar treinamentos práticos.

4- Adequação de horário

Além dos conteúdos, é importante observar na grade da formação se os horários são compatíveis com a sua rotina, especialmente se você realizar outras atividades profissionais. Pode-se buscar saber também, se é possível fazer reposição em caso de falta, por exemplo.

|Cuidados diferenciais|

5- Inserção no mercado

Procure saber como é o estímulo da instituição de ensino ao ingresso no mercado profissional, busque alunos formados que já estejam atuando e pergunte como foi a experiência deles. Vale a pena também, observar se há disponibilidade de experiências que ampliem seus horizontes profissionais, como intercâmbios e seminários.

6- Possibilidade de atuação internacional

Dependendo da ligação entre a instituição e órgãos mundiais, como o OIA, o diploma recebido pode validar sua atuação em outros países, o que é relevante para quem tem intenção de seguir carreira internacional.

Link da publicação: http://ibo-osteopatia.com.br/b...