← Back to portfolio

4 atitudes dos pais que podem melhorar o rendimento escolar da criança

A participação dos pais na rotina de estudos dos filhos pode ser decisiva para o rendimento escolar da criança, por mais qualificada que seja a escola. Mas, com a vida agitada que levamos nos dias atuais, o nível de acompanhamento da família pode ficar comprometido.

Para evitar esse desgaste e potencializar o engajamento dos pais no desempenho dos filhos, preparamos quatro dicas fundamentais. Confira!

– Ensine a priorizar as atividades

Vivemos em uma época em que somos condicionados a desempenhar várias funções ao mesmo tempo, o que não é uma coisa ruim, necessariamente. Mas, nos estudos, o aprendizado é mais efetivo quando feito por etapas. Por isso, para garantir um melhor aproveitamento, ensine o seu filho a priorizar as atividades.

Uma dica! Se você acha que o seu filho gosta de desafios, a melhor opção pode ser iniciar o dever de casa, por exemplo, com a disciplina que ele sente maior dificuldade.

Mas, se você perceber que a criança se frustra e perde o interesse facilmente, o caminho mais eficaz pode ser o de preferir, primeiro, o exercício da disciplina em que a criança possui mais facilidade.

– Organize um espaço para o estudo

Pode parecer irrelevante, mas o ambiente físico contribui bastante para a concentração. Verifique se o espaço de estudo do seu filho é organizado, confortável e iluminado. Lugares muito bagunçados levam ao desgaste mental e atrapalham a memorização e, portanto, devem ser evitados ao máximo.

– Não exagere nas cobranças

Cobranças excessivas afetam a autoestima da criança, fazendo com que ela se sinta insegura e impedindo o desenvolvimento de suas competências socioemocionais e educativas. Por isso, mesmo que você sinta a necessidade de repreendê-la por maus resultados, também é preciso elogiar suas conquistas enquanto estudante. Nesse caso, não são os resultados que devem ser elogiados, mas sim o esforço feito para alcançá-los.

– Seja o exemplo

Atitudes valem mais que palavras. É fato, ainda mais quando o assunto envolve crianças. Os pequenos estão sempre reproduzindo os comportamentos que aprendem em casa. Por isso, pais que cultivam o hábito de ler e seguem interessados em adquirir mais conhecimentos, por exemplo, expressam a mensagem que aprender é uma coisa boa.

Seguindo essas dicas simples, você vai conseguir tornar o período de estudo e aprendizagem da criança em momentos produtivos e positivos. E, com isso, potencializar o desempenho e o desenvolvimento acadêmico do seu filho, desde os anos iniciais da educação.