← Back to portfolio

12 dicas para manter e cumprir as metas em 2019

À medida que as férias chegam ao fim, o tempo para cumprir os objetivos propostos para 2019 também vai passando.
Pensando nisso, elaboramos 12 dicas, uma para cada mês do ano, para você que deseja alcançar suas metas, mesmo que devagar, e não sabe por onde começar.
1) Janeiro: Defina um objetivo
Lembre-se que nada é tão grande para não ser alcançado. No entanto, isso não significa que você não irá enfrentar desafios. Para lidar com isso, verifique o que poderia ser um obstáculo em seu meio e pense em formas de encará-lo.
2) Fevereiro: Planeje como cumprir sua meta
Para tal, o ideal é se concentrar no processo e não no resultado final. Ou seja, desconstrua seu objetivo em pequenas ações viáveis para a sua rotina, elabore um cronograma e mão na massa!
3) Março: Ache a sua motivação
Se o seu objetivo é tirar uma boa nota no ENEM, você pode se recompensar com algo que você curte a cada exercício feito de forma correta. Se isso não funcionar para você, cole uma foto da universidade na qual deseja estudar em sua parede e veja se é suficiente para mantê-lo motivado.
4) Abril: É hora de gritar
Se a sua ambição estiver diminuindo, procure apoio em pessoas que possam te encorajar e até te orientar. Converse com seus pais, amigos, alguém que tenha conquistado recentemente a mesma meta que você busca, e, claro, seus professores do X.
5) Maio: Questione tudo o que fez até agora
O autoquestionamento diário é um dos melhores exercícios para mudar o comportamento. Você deu o seu melhor em tudo que se propôs a fazer até agora?
6) Junho: Sua estratégia está funcionando?
Na metade do ano, você consegue perceber se está perto de atingir a meta ou não. Se as coisas não estão indo como planejado, reconsidere sua estratégia: veja quais táticas foram menos eficazes até o momento e explore outras formas de atingir seu objetivo.
7) Julho: Participe de grupos com o mesmo propósito que o seu
Encontre um grupo que tenha o foco alinhado com o seu e tenha em mente que se eles podem, você também pode.
8) Agosto: Não deixe a força de vontade ir embora
Lembre-se que saúde mental importa e é preciso revisar o seu estilo de vida: “Está tirando um tempo para relaxar?”; “Quantas horas de sono está tendo?” são questões a se pensar.
9) Setembro: Observe os seus resultados
Veja até onde você chegou e pense onde ainda quer chegar.
10) Outubro: Inspire-se
Livros, filmes, músicas, discursos motivacionais e até podcasts podem garantir o incentivo que nem sempre conseguimos das pessoas ao nosso redor.
11) Novembro: Ajuda é fundamental
Você sabia que até a Beyoncé precisou de um treinador vocal para ganhar o mundo da música? Desse modo, não hesite em chamar seus amigos ou professores na hora de enfrentar um novo desafio.
12) Dezembro: Hora da reflexão
Não se sinta envergonhado caso não tenha atingido a meta. O fracasso nunca é em vão se você tiver aprendido alguma coisa durante o caminho. Então, colha os bons frutos e planeje uma nova estratégia para o próximo ano.